Compras em Jerusalém - Produtos, lojas e zonas comerciais
Compras em Jerusalém

Compras em Jerusalém

Jerusalém guarda um pedaço de cada cultura em suas lojas e bancas de rua, onde comprar lembranças típicas do Oriente, souvenirs cristãos, quipás, etc. Encontre seu presente perfeito!

O que comprar em Jerusalém

  • Especiarias: você sabia que Jerusalém é conhecida como a terra das sete especiarias? As ruas estreitas da Cidade Velha estão cheias de bancas de rua com todo tipo de produtos culinários. O mais chamativo? As especiarias coloridas que decoram cada banca enchem as ruas de Jerusalém de uma mistura de fragrâncias muito características. A melhor zona para comprar especiarias em Jerusalém é o bairro árabe.
  • Quipá: o presente típico de Jerusalém por excelência é uma quipá, o tecido circular que os homens judeus usam na cabeça. Nas lojas de Jerusalém especializadas em souvenirs, você encontrará quipás de várias cores, tecidos e estampados. Muitos usam a estrela de David, mas, se você prestar atenção, os israelenses usam quipá de desenhos simples e de uma só cor, geralmente branco ou preto.
  • Menorá: este candelabro hebreu é um dos símbolos mais importantes do judaísmo. Nas lojas de Jerusalém você encontrará menorás para sete ou nove velas, cada um destinado a uma celebração diferente. A menorá equivale à cruz cristã ou à mão de Fátima muçulmana, outros objetos que você também encontrará nas bancas de souvenir.
  • Cosmética do Mar Morto: as propriedades únicas do Mar Morto fizeram desse grande lago salino uma mina de produtos de beleza. Cremes, sais de banho, máscaras, shampoos, sabonete, bálsamo e uma longa lista de produtos com excelentes propriedades para a pele. Embora o melhor lugar para comprar esses produtos seja o Mar Morto, você também irá encontrá-los sem problemas em Jerusalém e Tel Aviv.
  • Lenços: os produtos têxteis são outro dos presentes mais típicos de Jerusalém. No bairro árabe você encontrará uma infinidade de tecidos e lenços de seda, linho ou caxemira, assim como tapetes com estampados próprios do Oriente Médio.
  • Joias e ourivesaria: se você não tem problemas com o orçamento, Jerusalém está cheia de joalherias de alta qualidade, principalmente na zona mais moderna. Muitas dessas lojas são administradas por judeus ortodoxos que lhe mostrarão brincos, colares e pulseiras para que você possa levar uma lembrança inesquecível da cidade.
  • Lâmpada de azeite: pode ser que a lâmpada de Aladdin se esconda entre as milhares de lâmpadas de azeite das bancas de Jerusalém. As pequenas lojas da Cidade Velha vendem lâmpadas de todos os tamanhos, cores e preços, e é uma lembrança perfeita do lado mais oriental de Jerusalém.
  • Terços, cruzes e santos: o cristianismo esta muito presente na história de Jerusalém e nos seus monumentos mais imprescindíveis. As lojas de Jerusalém vendem terços de madeira, cruzes, estampas de virgens, miniaturas de santos e inclusive água benta. A melhor zona onde comprar todos esses souvenirs é nas imediações do Santo Sepulcro e no bairro cristão.
  • Livro em hebraico: embora não seja um dos presentes mais comuns, um livro escrito em hebraico pode ser difícil de encontrar em qualquer outro lugar do mundo. Em Jerusalém Oeste há diversas livrarias onde você encontrará as obras mais famosas da literatura universal traduzidas ao hebraico. Embora seja impossível lê-lo, pode ser um presente interessante para aumentar a biblioteca.
  • Fotografias antigas: fotos em branco e preto, imagens da guerra, cartões postais antigos. A história recente de Jerusalém está cheia de transformações convulsas e episódios que ficaram retratados em imagens que são uma bela lembrança da cidade. A melhor zona para consegui-las é o Cardo, perto do Muro das Lamentações.

Zonas de compras em Jerusalém

A Cidade Velha é a melhor zona para comprar os produtos típicos de Jerusalém e os souvenirs próprios da cidade. No bazar árabe e nas bancas perto de monumentos importantes, você encontrará diversos crucifixos, quipás, lenços, ímãs, cartões-postais, chaveiros, etc. Embora os preços costumem ser altos, nessa zona é muito comum regatear.

Longe do centro histórico da cidade, na zona oeste, está a rua Ben Yehuda, a principal artéria comercial de Jerusalém. Trata-se de uma avenida ampla cheia de lojas de todo tipo por onde passa o bonde, por isso é facilmente acessível de qualquer ponto da cidade.

Se você procura uma zona mais exclusiva, a poucos metros da Porta de Jaffa está Mamilla Avenue ou a Avenida Alrov Mamilla. Esse centro comercial ao ar livre abriga as lojas das principais marcas internacionais, restaurantes e terraços em um ambiente elegante e sofisticado.

Se você não sabe o que comprar em Jerusalém, o Cardo da Cidade Velha oferece produtos difíceis de encontrar em qualquer outro lugar da cidade. Trata-se de uma galeria de arte subterrânea, a poucos metros do Muro das Lamentações, onde você pode comprar pinturas da cidade, fotografias, figuras talhadas à mão e muitos outros produtos artesanais.

Por último, sempre é muito recomendável visitar o mercado Mahane Yehuda, um paraíso gastronômico ao ar livre onde provar o melhor da cozinha israelense e comprar especiarias ou tâmaras de lembrança.