Segurança em Jerusalém - É seguro viajar para Jerusalém? Dicas
Segurança em Jerusalém

Segurança em Jerusalém

Israel é um estado judeu que viveu em conflito com seus vizinhos árabes desde o seu início em meados do século XX. Embora você veja que há policiais militares e vários detectores de metal, é bastante seguro viajar para Israel.

Um dos primeiros choques culturais que você notará ao chegar a Israel são as excessivas medidas de segurança no país. Do controle de passaportes do aeroporto, onde farão perguntas sobre suas “intenções” em Israel; aos detectores de metais rotineiros nos pontos mais turísticos de Jerusalém.

A curta história de Israel tem sido marcada por conflitos com territórios vizinhos, gerando uma "tensão constante" que se traduz em todas essas medidas que, embora possam gerar uma sensação de perigo, apenas são medidas para garantir a segurança em Jerusalém e no resto do país.

O serviço militar é obrigatório em Israel, dois anos para mulheres e três para homens. É bastante comum ver militares patrulhando a cidade murada de Jerusalém, especialmente o Muro das Lamentações.

Continuando com esse costume de extrema segurança, você poderá ver detectores de metais em shoppings, estações rodoviárias e outros locais de grande movimentação. Também é comum a polícia pedir para você abrir sua mochila ou bolsa na entrada de monumentos turísticos.

Zonas para evitar

Embora nas principais zonas turísticas você não terá nenhum problema, se você irá viajar para cidades perto de Jerusalém, há algumas zonas que é melhor evitar, sobre tudo em territórios da fronteira, como por exemplo Gaza, a Síria e o Líbano, pois alguns governos consideram essas zonas como de alto risco. 

O resto do país é seguro e funciona sem problemas. 

Situação volátil

A delicada situação de Israel e dos países que o cercam torna a tensão parte da vida cotidiana, sem que isso afete o turismo ou a vida diária dos seus habitantes. É mais uma questão de prevenção e segurança.

No entanto, é sempre bom consultar as recomendações do Ministério das Relações Exteriores, o Portal das Comunidades Portuguesas ou qualquer outro organismo oficial: