Via Dolorosa - Estações e percurso da Vía Crucis em Jerusalém
Via Dolorosa

Todos os anos, milhares de peregrinos de todo o mundo percorrem a Via Dolorosa, em Jerusalém, que marca o caminho que Jesus Cristo percorreu desde a sua setença até a sua crucificação.

A rua dos peregrinos

A Via Dolorosa começa ao leste de Jerusalém, perto da Porta dos Leões e chega ao Santo Sepulcro. É uma longa rua da época romana por onde passam todos os dias milhares de peregrinos, turistas e locais. Os gritos dos vendedores do bazar são intercalados com canções e orações dos fiéis na rua mais sagrada de Jerusalém.

A Bíblia relata como Jesus Cristo percorreu esta icônica estrada de pedra com a cruz, desde o julgamento com Pôncio Pilatos na Fortaleza Antônia até o Santo Sepulcro.

Milhares de peregrinos percorrem estas ruas, seguindo os passos de Jesus em seus últimos momentos e parando nas estações mais importantes da Via Dolorosa.

Estações da Via Crucis

A Via Dolorosa está dividida em 14 estações que simbolizam cada um dos momentos cruciais da Paixão de Cristo. As chamadas "nove estações da cruz" ficam do lado de fora, enquanto as cinco restantes ficam dentro do Santo Sepulcro. Em muitas dessas paradas da Via Dolorosa, foram construídas igrejas e capelas que comemoram cada momento.

A seguir uma lista das estações mais famosas da Via Crucis:

  • A condena: estações I e II. A primeira estação da Via Crucis marca o julgamento de Pôncio Pilatos contra Jesus, seguido da coroa de espinhos e das chicotadas, que dão nome à Igreja da Flagelação. Na segunda estação está a Igreja da Condenação, onde Cristo foi forçado a carregar a cruz.
  • As quedas de Jesus: estações III, VII e IX. Durante o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz, caiu três vezes ao solo. Em cada estação existem capelas e igrejas onde os fiéis param para orar e relembrar esses momentos.
  • Os encontros: estações IV, V, VI e VIII. Os Evangelhos relatam que, ao longo do seu estreito caminho, Jesus se deparou com várias pessoas. A estação IV representa o encontro com sua mãe, a estação V marca o momento em que Simão lhe ajuda a carregar a cruz, a estação VI simboliza o momento em que Verônica enxuga o seu rosto e a estação VIII representa Jesus consolando as mulheres de Jerusalém.
  • Morte e crucificação: estações X, XI, XII, XIII e XIV. As últimas quatro estações da Via Crucis ficam dentro da Igreja do Santo Sepulcro e representam o momento em que Jesus é despojado de suas roupas, sua crucificação, sua morte, a retirada da cruz e o sepultamento.

Uma visita imprescindível

Embora a Via Crucis seja um percurso pensado para os mais religiosos, a atmosfera que se respira nesta rua de Jerusalém faz com que qualquer turista queira percorrer esse caminho de pedra. Além disso, a Via Dolorosa atravessa grande parte da Cidade Velha, então você terá que atravessá-la em algum momento da sua viagem.

As orações silenciosas dos peregrinos, interrompidas apenas pelos gritos dos vendedores muçulmanos no souk, formam uma imagem única em Jerusalém