Shabat em Jerusalém - Conselhos para visitar Jerusalém no Shabat
Shabat em Jerusalém

Shabat em Jerusalém

O Shabat é o dia sagrado dos judeus e significa descanso e desconexão. Embora cada cidade e cada família vivam essa data de uma maneira diferente, visitar Jerusalém durante o Shabat é uma oportunidade única de presenciar como a vida para. 

O que é o Shabat?

O Shabat começa com o pôr do sol da sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado. É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total.

As normas e restrições relacionadas com o Shabat aparecem descritas na Torá, mas nem todos os judeus seguem essas normas fielmente. No entanto, é curioso ver como as famílias mais conservadoras de Jerusalém interrompem completamente qualquer atividade durante essas horas e não têm contato com nenhum tipo de tecnologia. Eles não usam telefones celulares, não usam eletrodomésticos e nem sequer podem apertar o botão do elevador.

Devido à alta porcentagem da população judaica em Jerusalém, a cidade se adapta a essas tradições. Durante o Shabat, as lojas fecham, as ruas ficam vazias e os elevadores dos hotéis param em todos os andares, de forma que ninguém precisa apertar o botão. Uma loucura!

Viajar para Jerusalém durante o Shabat

A partir do entardecer da sexta feira até o pôr do sol do sábado, Jerusalém para. O Shabat em Jerusalém chega a cada lar e comércio judeu e inunda tudo com as suas regras: descanso e oração. As lojas e os restaurantes da Cidade Santa fecham, à exceção de alguns comércios administrados por muçulmanos e cristãos, e o transporte público para de funcionar durante o Shabat. 

Durante a manhã e tarde da sexta-feira, as ruas de Jerusalém ficam vazias, exceto pelos bairros árabe, cristão e armênio. Nas áreas judaicas quase não há pessoas, nem carros, nem barulho; uma aparente calma que se desfaz quando o sol se põe. Então, os becos da Cidade Velha começam a se encher de famílias ortodoxas caminhando rapidamente na mesma direção: o Muro das Lamentações.

Nesse lugar sagrado para os judeus, é onde acontecem as orações e os cantos do Shabat. Embora esteja permitido entrar na praça, a zona de oração está reservada para os judeus. É muito importante se vestir de uma maneira respeitosa e não gravar vídeos nem tirar fotos, algo completamente proibido no Shabat e que os judeus levam muito a sério. 

Recomendações

Se você tiver a oportunidade de estar na Cidade Santa durante o Shabat, uma boa opção para conhecer a fundo os costumes dos judeus no seu dia sagrado é reservar o tour do Shabat por Jerusalém. Dessa maneira, você visitará os lugares sagrados da Cidade Velha junto com um guia especializado, enquanto testemunha em primeira mão os rituais e tradições que são celebrados durante o Shabat. Uma oportunidade única!

Se você chegar em Jerusalém durante o Shabat (ou sexta ou sábado), deve ter em mente que o transporte do aeroporto para as cidades não funciona. Alguns táxis dirigidos por árabes ou cristãos operam nesses dias, mas pode ser muito difícil encontrar um rápido. Portanto, a melhor opção é reservar um serviço de transfer até o hotel e evitar preocupações.