Abadia da Dormição

No Monte Sião, às portas da Cidade Velha de Jerusalém, fica a Abadia da Dormição, o lugar onde a Virgem Maria caiu no sono eterno.

Embora a Abadia da Dormição de Jerusalém que vemos hoje tenha sido construída há menos de cem anos, a história deste templo onde, segundo a Bíblia, Maria caiu em seu sono eterno, remonta à época de Jesus Cristo.

Um pouco de história

Nos vestígios da sala onde se acredita que Jesus celebrou a Última Ceia, foi construído um templo conhecido como Igreja dos Apóstolos, que mais tarde se tornaria uma grande basílica bizantina, que seria demolida pelos persas no século V.

Sete séculos depois, os cruzados construíram uma nova igreja que chamaram de Santa Maria do Monte Sião, que também não durou muito, pois foi arrasada pelos muçulmanos em 1187.

A atual basílica foi construída pela Ordem Beneditina em 1898. A construção de estilo neo-romano lembra uma fortaleza e destaca-se pelo teto com forma de cone e protegida por quatro torres laterais.

O que ver no interior

O mais impressionante da nave principal da Basílica da Dormição é a sua abside semicircular, decorada com um mosaico dourado da Virgem e do Menino Jesus rodeados pelos doze apóstolos. Várias cenas da vida de Jesus são representadas nas seis capelas laterais.

O chão da igreja é decorado com um mural carregado de símbolos. No centro, a Santíssima Trindade representada por três anéis entrelaçados; e ao redor dele, os doze apóstolos, os doze meses e os doze signos do zodíaco.

A cripta

A parte mais sagrada da Igreja da Dormição em Jerusalém é a cripta circular onde se encontra a escultura da Virgem adormecida. A figura aparece rodeada por vários pilares e coberta por uma pequena cúpula com mosaicos dourados de Jesus e seis mulheres bíblicas: Eva, Miriam, Rute, Ester, Yael e Judite.

A cripta da Dormição destaca-se pela sua decoração simples. Além dos murais que circundam a Virgem, você também poderá ver um órgão e vários altares. Todos os dias milhares de peregrinos vão à Abadia da Dormição para visitar a cripta da Virgem e se ajoelhar para rezar.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Caminhando a partir da Porta de Sião. 
Ônibus: linha 38.

Lugares próximos

Túmulo do Rei Davi (56 m) Sinagoga Hurva (466 m) O Cardo (497 m) Museu Arqueológico Wohl (501 m) Museu Torre de Davi (537 m)