Horário comercial em Jerusalém
O horário comercial de Jerusalém é bem similar aos padrões ocidentais, salvo no Shabat. As lojas, restaurantes e muitos museus fecham durante o dia sagrado dos judeus.
Lojas
O horário das lojas das principais avenidas comerciais de Jerusalém e dos centros comerciais vai das 9:00 horas às 22:00 horas. As lojas menores fecham cerca das 19:00 ou 20:00 horas, no entanto você sempre encontrará supermercados ou pequenas lojas de alimentação abertas até perto da meia-noite.
Dentro da Cidade Velha, os postos de souvenirs e os restaurantes abrem bem cedo (às 8:00 ou 9:00 horas) e fecham sobre às 20:00 horas (mais tarde na primavera ou verão).
Museus
Enquanto em algumas cidades de Israel, como Tel Aviv, os horários dos museus seguem os estândares ocidentais, em Jerusalém manda a religião. A maior parte dos museus de Jerusalém abre cedo e fecha às 18:00 horas, exceto durante o Shabat. Às sextas e sábados, os museus tem horário reduzido ou em muitos casos, fecham.
Uma curiosidade: o acesso à Cidade Velha de Jerusalém permanece aberto 24 horas, para que os fiéis possam rezar no Muro das Lamentações a qualquer hora do dia.
Horários em Jerusalém durante o Shabat
Ao contrário do que ocorre em Tel Aviv e outras cidades de Israel, o Shabat trava por completo o ritmo de vida de Jerusalém. A partir do pôr-do-sol da sexta feira até o entardecer do sábado, as lojas e os restaurantes fecham e o transporte público para de funcionar. A cidade para para comemorar o Shabat, o dia de descanso dos judeus.
A maioria das lojas e restaurantes permanece fechada durante a sexta-feira inteira e parte do sábado e é difícil encontrar alguma museu aberto. Recomendamos que você consulte o horário de cada monumento de Jerusalém se você pretende visitá-lo durante o Shabat.