Rio Jordão
Em plena região da Galileia está o rio Jordão, um lugar que reúne cristãos e turistas que observam com curiosidade os milhares de batismos que acontecem diariamente nas águas desse rio mencionado na Bíblia.
O rio Jordão marca a fronteira natural entre a Jordânia e Israel. Ao longo dos seus 360 quilômetros, esse rio mencionado nos evangelhos atravessa o sudeste do Líbano, Israel e desemboca no mar da Galileia.
Um lugar sagrado
Segundo a Bíblia, Jesus foi batizado por João Batista nas águas do rio Jordão, na região histórica da Galileia. Em vários trechos do rio foram construídas capelas que lembram essa cena da vida de Cristo e diversas piscinas batismais que atraem milhares de fiéis do mundo inteiro para visitar esse lugar sagrado.
Batismo no Rio Jordão
Sem dúvida, uma das experiências mais apaixonantes para aqueles que seguem as marcas de Cristo pela Terra Santa é receber o batismo no lugar onde a cerimônia teve origem. O batismo no rio Jordão se tornou uma prática muito frequente, o que faz com esse lugar esteja massificado e tenha adquirido certo caráter de “espetáculo”.
Os fiéis dispostos a receber o batismo se amontoam em torno às piscinas batismais do Jordão, cobertos por túnicas brancas e cantando e orando em grupos grandes.
Embora o local exato mencionado nos evangelhos esteja no lado jordano, a experiência do batismo no rio Jordão pode ser feita em vários trechos, sendo Yardenit o mais famoso.
Recomendável para religiosos
O rio Jordão recebe a cada dia milhares de turistas e peregrinos atraídos por esse lugar que é cenário de várias paisagens da Bíblia. Embora seja muito interessante ver a paixão com que os fiéis recebem o batismo, consideramos que o Jordão não tem um encanto especial além do seu atrativo religioso. Além disso, tentarão lhe vender água bendita e túnicas brancas para o batismo.
Se você tiver dúvidas na hora de planejar seu itinerário, encontrará outras visitas perto de Jerusalém muito mais interessantes.
Como ir de Jerusalém ao rio Jordão
Conforme dissemos, existem vários pontos onde se pode viver a experiência do batismo no rio Jordão. Se você tiver alugado um carro, pode visitar por conta própria Yardenit (a mais de duas horas e meia de Jerusalém), Al-Maghtas (na Jordânia) ou Qasr el Yahud (ao norte do Mar Morto).
Se você quer evitar complicações e não pensar no transporte, o melhor é reservar um tour organizado com guia. Algumas excursões incluem a visita a outros destinos interessantes da Terra Santa: