Feriados em Jerusalém
O calendário judaico está cheio de celebrações religiosas que afetam diretamente a vida em Jerusalém. Israel tem vários feriados que mudam de data a cada ano.
Feriados em Jerusalém
- Purim: nesse dia de março as ruas de Jerusalém se enchem de máscaras, vestidos elegantes e as famílias judaicas trocam presentes.
- Pesach: a Páscoa judaica é comemorada em abril. O primeiro e o último dia da Pesach é considerado feriado em todo o país, e é comemorado o êxodo dos israelenses do Egito. É uma das celebrações mais familiares de Jerusalém, cheia de regras na hora de cozinhar e servir os alimentos.
- Shavuot: este dia de março comemora a entrega de Deus dos Cinco Livros da Torá a Moisés. O festival também é conhecido como "Festa das Semanas" ou "Pentecostes".
- Dia da Memória: é comemorado no dia antes do Dia da Independência. Esse feriado é uma homenagem a todos os soldados e civis mortos durante os conflitos internacionais que tingiram de cinza a história recente de Israel.
- Dia da Independência: o líder sionista David Ben-Gurion declarou a independência do Estado de Israel em 1948. Todos os anos, no final de abril ou início de maio, este dia marca o fim do mandato britânico sobre Israel, que se tornou um Estado independente.
- Dia da Vitória: dia 9 de maio. É comemorada a derrota do exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
- Tisha B'Av: o principal dia de luto de Israel ocorre em julho. Três importantes eventos históricos são comemorados: a destruição do Primeiro Templo em 586 a.C., a destruição do Segundo Templo em 70 d.C. e a expulsão dos judeus da Espanha em 1492.
- Yom Kippur: é o Dia da Expiação, um dia baseado no jejum e na reflexão. Os judeus são obrigados a se desculpar a todos os que ofenderam naquele ano. É uma data muito importante para a comunidade judaica, que fecha completamente os comércios, restaurantes, meios de transporte e até mesmo o aeroporto.
- Hanucá: é parecido ao Natal dos cristãos. O Hanucá é comemorado em dezembro e dura 8 dias, um por cada vela do candelabro Chanukiá. É bem provável que os preços de Jerusalém aumentem durante o Hanucá, pois muitos judeus aproveitam para viajar à Cidade Santa.
A estes feriados típicos da religião judaica devemos acrescentar os feriados para muçulmanos e cristãos, que também podem alterar o ritmo de vida na cidade. Além disso, os feriados de Jerusalém mudam de data a cada ano, por isso é melhor conferir o site de informações turísticas de Israel antes de planejar uma viagem a Jerusalém:
Além disso, o dia sagrado judaico, o Shabat, é comemorado na véspera do sábado de cada semana. É apenas outro feriado, então a maioria dos restaurantes e lojas de Jerusalém fecha e o transporte público para de funcionar.