O Cardo

Desde o século I a.C., o Cardo de Jerusalém não perdeu a sua função comercial. Essa antiga via romano-bizantina que atravessa a Cidade Velha, está repleta de lojas e galerias de arte. 

Um pouco de história

Nas grandes cidades romanas existia o Cardus Maximus, uma ampla avenida comercial ladeada por colunas. O Cardo de Jerusalém foi construído em 130 a.C. sob as diretrizes de Adriano, que determinou que a rua atravessaria o norte da cidade, desde a Porta de Damasco até a Porta de Sião.

No século VI, Jerusalém estava sob o domínio dos bizantinos, que expandiram o Cardo romano para o sul. Essa área se tornou a rua principal de Jerusalém, um verdadeiro viveiro de peregrinos, comerciantes e locais.

Escavações realizadas na década de 1970 trouxeram à luz as antigas colunas do Cardo Romano, que hoje recebem os visitantes na entrada do bairro judeu da Cidade Velha. Na parede lateral das escavações, um mural colorido reflete a aparência do Cardo em seu apogeu, uma rua movimentada repleta de vendedores.

O que comprar no Cardo

Hoje, o Cardus Maximus renasceu como uma pequena rua repleta de ateliês de artesãos locais, antiquários e galerias de arte. Um verdadeiro museu ao ar livre! O Cardo vai da Porta de Damasco até ao sul da Cidade Velha, passando pelo bairro judeu.

Sob um belo teto abobadado estão as lojas do Cardo, onde você pode encontrar quadros, cartões postais antigos, fotos que refletem a história de Jerusalém e muitos outros itens exclusivos.

Horário

Todos os dias, das 9:00 às 20:00 horas.

Transporte

Caminhando a partir da Porta de Sião.