Basílica de Ecce Homo
Uma das paradas mais simbólicas para quem percorre a Via Dolorosa em Jerusalém é a Basílica de Ecce Homo, localizada em uma casa de peregrinos com vistas espetaculares da Cidade Santa.
A Via Dolorosa de Jerusalém está cheia de lugares sagrados por ter sido palco da Paixão de Cristo. Uma das mais belas é, sem dúvida, a Basílica de Ecce Homo, que faz parte do Convento das Irmãs de Sião e integra uma grande casa de peregrinos.
Um lugar sagrado
A Basílica de Ecce Homo em Jerusalém foi construída no local onde Jesus Cristo foi torturado pelos romanos antes de prosseguir em seu caminho para a crucificação. Segundo as sagradas escrituras, Cristo foi humilhado por Pôncio Pilatos neste mesmo local, que hoje é uma bela igreja românica com decoração simples.
Vestígios arqueológicos
Sob a Basílica de Ecce Homo estão escondidos vestígios arqueológicos da época de Jesus Cristo, antes de que a antiga cidade de Jerusalém fosse arrasada. Nas galerias e caves do convento você poderá ver as lajes de uma antiga praça romana, vasos e outros objetos encontrados nas escavações e uma cisterna do século II.
O Arco Ecce Homo
Na rua que leva à Basílica, fica o famoso arco onde Pôncio Pilatos pronunciou sua famosa frase Ecce Homo ("aqui está o homem" em latim), ao apresentar um Jesus Cristo ferido diante do povo de Jerusalém.
É costume que os peregrinos que realizam a Via Crucis parem em frente ao Arco do Ecce Homo, símbolo da Paixão de Cristo. O arco foi construído durante o domínio romano de Jerusalém e fazia parte da Porta da Vitória.
A melhor parte, o terraço
Visitar a Basílica de Ecce Homo é altamente recomendado para os peregrinos que realizam a Via Crucis, mas subir ao telhado do convento é algo imprescindível para todos. A partir deste grande terraço você terá uma vista panorâmica de Jerusalém e uma imagem única de todos os monumentos icônicos da Cidade Santa.
Se você tiver oportunidade, recomendamos subir ao telhado do Ecce Homo no final da tarde, para desfrutar de um pôr do sol mágico da Cidade Velha de Jerusalém.
Horário
Das 8:00 às 20:00 horas.
Preço
Entrada gratuita.
Transporte
Caminhando a partir da Porta dos Leões.
Lugares próximos
Via Dolorosa (111 m) Museu da Terra Santa (116 m) Monte do Templo (267 m) Igreja de Santa Ana (284 m) Souk de Jerusalém (329 m)