Mercado Mahane Yehuda
Gritos, aromas, agitação... O Mercado Mahane Yehuda em Jerusalém é um estímulo para os sentidos, despertando o paladar e o olfato de cada visitante. Passeando pelos postos do mercado é possível conhecer pessoas de todos os tipos!
O Mercado Mahane Yehuda, ou shuk em hebraico, é uma das principais atrações de Jerusalém, tanto para turistas quanto para a população local. As origens deste mercado histórico de Jerusalém remontam à época dos otomanos, quando vários comerciantes árabes formaram um pequeno bazar na rua Jaffa.
Atualmente, o Mercado Mahane Yehuda em Jerusalém mantém o charme e parte da aparência que tinha na época. Embora a maior parte do mercado esteja na rua Jaffa, nascem dela pequenos becos que levam o nome do produto tradicionalmente vendido em suas barracas: amêndoa, nogueira, ameixa, etc.
O principal charme do mercado, além de seus produtos, é a interculturalidade que se respira em suas movimentadas barracas. Judeus ortodoxos, palestinos, armênios, árabes, etíopes... Todos eles se cruzam com os turistas, dando origem a uma mistura muito característica de roupas e sotaques.
O que comprar
O Mercado Mahane Yehuda é o melhor lugar da cidade para comprar alimentos frescos. As mais de 250 barracas do mercado vendem principalmente frutas, carne e peixe fresco. Graças às diferentes culturas dos vendedores do mercado, você pode comprar doces iraquianos, pão iemenita, manjares turcos, quibe sírio... tudo em uma rua!
Passeando pelo mercado você também encontrará utensílios domésticos, lençóis, vinhos, calçados, flores e muitos outros objetos. É importante levar em conta que na quinta e na sexta-feira o Mercado Mahane Yehuda fica lotado de clientes judeus comprando suprimentos para o Shabat.
Comer no mercado
Uma das melhores maneiras de provar a culinária de Jerusalém é comer no Mercado Mahane Yehuda. As bancas do mercado e restaurantes combinam o tradicional e o criativo, o clássico e o gourmet, e o local e o de fora. Além disso, existem muitos restaurantes kosher no mercado, perfeitos para saborear a "comida pura" dos judeus.
Se você quiser comer nos restaurantes ao ar livre do mercado, é melhor ir no final da tarde, quando o Mercado Mahane Yehuda está repleto de artistas de rua e músicos. À noite o clima é mais internacional, e não é difícil ver grupos de turistas degustando as cervejas artesanais do mercado. Há sempre movimento no Mahane Yehuda!
Horário
De domingo a quinta-feira: das 8:00 às 19:00 horas.
Sexta-feira: das 8:00 às 15:00 horas.
Sábado: fechado.
Lugares próximos
Rua Ben Yehuda (540 m) Praça Sião (731 m) Museu de Ciências Bloomfield (1.3 km) Museu de Terras da Bíblia (1.5 km) Museu de Israel (1.6 km)