Domo da Rocha
Se existe um momumento de Jerusalém que não deixa ninguém indiferente, esse é sem dúvida o Domo da Rocha. Situado no Monte do Templo (ou Esplanada das Mesquitas), a sua impressionante cúpula dourada se converteu em um verdadeiro símbolo da história de Jerusalém.
Também conhecida como Cúpula da Rocha ou Mesquita de Umar, o Domo da Rocha é um dos monumentos mais importantes de Jerusalém e, sem dúvida, o mais marcante de toda a Cidade Velha.
Embora a entrada no templo seja proibida para não-muçulmanos, vale a pena visitar o Monte do Templo e contemplar a estonteante beleza externa do Domo da Rocha em Jerusalém, o terceiro lugar sagrado do Islã depois de Meca e Medina.
Um pouco de história
Entre 687 e 691, o califa Abd al-Malik construiu um grande templo no leste de Jerusalém para proteger a Pedra Fundamental. De acordo com a tradição muçulmana, esta rocha foi o lugar onde Maomé ascendeu ao céu, tornando-se o terceiro lugar mais sagrado do mundo para o Islã.
A cúpula da mesquita foi coberta com ouro, mas depois teve que ser removido para pagar as dívidas do califa. Vários séculos depois, o Domo da Rocha mais uma vez voltou a brilhar coberto de ouro, chamando a atenção de todos os visitantes de Jerusalém.
Este templo também é um lugar sagrado para os judeus, que afirmam que Abraão estava prestes a sacrificar seu filho na famosa rocha.
Imprescindível
Não importa se você é religioso ou ateu, a impressionante imagem do Domo da Rocha ficará gravada na sua memória para sempre.
Como muitas pessoas não têm permissão para entrar no templo, nossa recomendação é que você aproveite este monumento de todas as perspectivas possíveis. Do Muro das Lamentações terá uma visão mais geral, no Monte do Templo poderá ver todo o seu esplendor de perto e do alto do Monte das Oliveiras poderá desfrutar de um momento mágico durante o pôr-do-sol.
Horário
De abril a setembro
De domingo a quinta-feira: das 8:30 às 10:30 e das 13:30 às 14:30 horas.
De outubro a março
De domingo a quinta-feira: das 7:30 às 10:30 e de 12:30 à 13:30 horas.
Sextas-feiras e sábados: fechado.
Preço
Entrada gratuita.
Lugares próximos
Monte do Templo (142 m) Muro das Lamentações (217 m) Túneis do Muro das Lamentações (220 m) Igreja de Santa Ana (327 m) Parque Arqueológico Davidson Center (363 m)