Monte do Templo
O Monte do Templo em Jerusalém é o terceiro lugar mais sagrado para os muçulmanos, depois de Meca e Medina. Abriga o Domo da Rocha, o monumento mais espetacular de Jerusalém.
Um pouco de história
Duas das religiões mais importantes do mundo, o Islã e o Judaísmo, consideram a Esplanada das Mesquitas como o centro do mundo, o lugar onde tudo começou. Essas duas religiões coincidem em apontar para uma grande rocha que sobressaía do Monte Moriah como a Pedra Fundamental.
É uma rocha duplamente sagrada para os muçulmanos, que afirmam que foi lá que Abraão se preparou para sacrificar seu filho e onde Maomé ascendeu ao céu. Para os judeus, por outro lado, a importância da pedra reside no fato de marcar o local escolhido pelo rei Salomão para construir o Primeiro Templo, que abrigava a venerada Arca da Aliança.
Hoje, a Pedra Fundamental permanece dentro do Domo da Rocha.
O que ver
Embora o Domo da Rocha seja o monumento que chama mais a atenção, o Monte do Templo de Jerusalém esconde muitas outras atrações. Uma grande escadaria com arcos se encarrega de receber os visitantes do Monte do Templo. Segundo a lenda, as almas dos mortos no Juízo Final serão penduradas nesses arcos.
O Domo da Ascensão é outro dos monumentos do Monte do Templo. De acordo com o Alcorão, Maomé orou aqui antes de subir ao céu, o que fez com que o lugar se tornasse uma cúpula muito amada pelos fiéis.
Finalmente, a outra grande protagonista do Monte do Templo é a Mesquita de Al-Aqsa. Adjacente a este grande templo azul está o Domo da Cadeia, uma das estruturas mais antigas do Monte do Templo.
Além disso, no Monte do Templo de Jerusalém encontramos várias fontes de ablução, destinadas a este ritual de banho muçulmano.
Mesquita Al-Aqsa
Depois do Domo da Rocha, o monumento mais importante que ver no Monte do Templo é a Mesquita Al-Aqsa, construída no século VIII sob as ruínas do Primeiro Templo de Jerusalém. O seu nome significa "a mesquita distante" e é a maior da Cidade Santa, com capacidade para 5000 fiéis.
Como chegar ao Monte do Templo
A Esplanada das Mesquitas tem 9 portas pelas quais se pode sair, mas não entrar. Embora os muçulmanos possam acessar por todas as entradas, os restantes visitantes tem que fazer isso por meio de uma grande passarela de madeira.
Saindo do Muro das Lamentações em direção à Porta do Esterco está o controle de segurança, onde irão pedir seu passaporte e você passará por um detector de metais. Depois de passar o controle, você chegará à famosa passarela de madeira, que oferece vistas espetaculares do Muro e da agitação da praça lá de cima.
Importante
- É necessário apresentar seu passaporte no controle de segurança para acessar o Monte do Templo.
- Não é necessário cobrir a cabeça com um lenço para visitar o Monte do Templo, mas é aconselhável cobrir os ombros em sinal de respeito.
- O Monte do Templo tem horário restrito para visitantes não-muçulmanos, então as multidões são normais nesses horários. Nossa recomendação é ir logo pela manhã, para evitar filas, ou chegar com bastante antecedência, para não perder muito tempo esperando e logo ter pouco tempo para visitar o Monte do Templo.
Horário
De abril a setembro
De domingo a quinta-feira: das 8:30 às 10:30 e de 13:30 às 14:30 horas.
De outubro a março
De domingo a quinta-feira: das 7:30 às 10:30 e das 12:30 às 13:30 horas.
Sextas e sábados: fechado.
Preço
Entrada gratuita.
Lugares próximos
Domo da Rocha (142 m) Muro das Lamentações (180 m) Túneis do Muro das Lamentações (222 m) Via Dolorosa (261 m) Basílica de Ecce Homo (267 m)